ESSÊNCIAS TRADICIONAIS


ALECRIM
Para transformar e proteger: Estimulante mental ativa a memória dispersando o cansaço da mente, estimula a consciência. Estimula também o sistema nervoso. Purifica o local em questão, traz felicidade e justiça.
Exerce uma ação geral de proteção. Aumenta a capacidade de aprendizado. Calmante, relaxante, e segundo a crença popular, afasta os maus espíritos.
Também conhecido como rosmaninho, é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial, essa erva possui uma série de propriedades terapêuticas e é uma das mais utilizadas na psicoaromaterapia.
O aroma do alecrim, chamado de óleo da transformação e da verdadeira justiça, é benéfico para pessoas apáticas e passivas, que precisam de impulso para seguir em frente com seus objetivos e coragem para não desistir de seus ideais e metas.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido)

ALGAS MARINHAS
Para estabilizar: É um dos aromas estabilizadores de emoções, um grande bálsamo calmante para os sentidos. Proporciona Frescor e relaxamento, combate a tensão e a ansiedade.
O Aromatizador de Algas Marinhas para ser utilizado em qualquer ambiente, seja residencial ou comercial. Com seu efeito desintoxicante a fragrância da Alga Marinha ajuda nos processos de relaxamento e purificação do ambiente.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido)

BAMBU
Para suavizar e refrescar: Proporciona uma agradável sensação de bem-estar, com nota aromática cítrica amadeirada. O Aromatizador com seu aroma herbal proporciona momentos relaxantes e agradáveis, trazendo a mente lembranças e sensações de encontro com a natureza e tranquilidade em sua casa.
Pode ser usado para dar uma agradável sensação de conforto e bem-estar, deixando sempre um aroma suave e refrescante no ambiente, em suas roupas e lençóis.
Neutraliza vibrações negativas e proporciona um ambiente sofisticado.
Assim como o Bambu é preciso muita fibra para chegar as alturas e ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão. O Bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos...  Sinta a essência cítrica herbal, relaxante e refrescante para afastar a ansiedade e a depressão, além de ser fonte energizante.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido) 

CALÊNDULA
Para ajudar a perdoar: Tem ação sedativa e estimuladora do sistema nervoso (o qual tem a função de ajustar o organismo às condições do ambiente).
Criatividade e Bom humor. Conforta o coração e o espírito. Pode ser usado em terapias no sentido mais amplo, por suas propriedades benéficas. 
É a Erva do Perdão. Para pessoas rancorosas, que têm dificuldade de perdoar, que estão sempre acumulando mágoas, que se acham injustiçadas ou tratadas com pouco caso por todos. É para quem tem constante mau humor, e vê a vida de forma linear, sem criatividade para sair dos problemas. É ótima para quem quer esquecer traumas ou lembranças infantis que incomodam.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido) 

CHÁ VERDE
Para revitalizar: A Folha Oriental, com aroma de chá verde, remete a paz e harmonia que o momento do chá representa em especial para as culturas orientais. 
É revitalizante, ajuda a relaxar a mente, fortalecer o corpo e confortar a alma.
O aroma de Chá-Verde proporciona criatividade e expansão.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido, shower gel/body wash) 

CÍTRICOS
Para alegrar: Os cítricos são refrescantes, trazem alegria e entusiasmo. Por este motivo são considerados úteis para estados depressivos. Eliminam a fadiga e aumentam a concentração.
Melhoram o humor e acalmam o sistema nervoso reduzindo a ansiedade. Facilitam a liberação de sentimentos contidos. Anti-stress.
Usado como antidepressivo e sedativo dos nervos. Estimula a energia, dá coragem e age contra a preocupação.
Cítricos doces: laranja, tangerina, mandarina, grapefruit, tangelo.
Cítricos suaves: lima doce, limão Taiti destilado, bergamota.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido)

CHOCOLATE
Para estimular: é um ótimo estimulante mental. Sua fragrância suave estimula o cérebro de forma inconsciente e transmite uma sensação muito agradável para quem o sente.
Além de tudo isso, o chocolate também é conhecido como um ótimo estimulante sexual.
Promove sensação de prazer e bem-estar. Afrodisíaco e alimenta o amor.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido, sachês, shower gel/body wash)  

ERVA DOCE
Para trazer aconchego: Indicado para ambientes de relaxamento e momentos de descontração.
Tranquiliza e estimula a sensualidade - promove a harmonia e paz. Para atração e prosperidade. 
Agente Calmante, combate insônia e dores de cabeça.
Aroma ousado, doce e complexo como o universo feminino. O aroma da Erva Doce possui ação relaxante e tonificante que nos transmite uma agradável sensação de harmonia e bem estar. Afasta a inveja, promove a harmonia e paz.
Seu aroma doce remete a infância, faz nos lembrar dos bolos da vovó. Traz aconchego ao coração. 
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido, sachês, shower gel/body wash)   

FLOR DE LARANJEIRA
Para tranquilizar: Amor, ansiedade, atração, beleza, humor, insônia, nervosismo.
Tem ação muito relaxante. Remete alegria, acalma e alivia tensões.
Seu aroma é de natureza agridoce; também conhecida como óleo de néroli.
Pode ser usada para a insônia, histeria, estados de ansiedade e depressão. Acalma e modera a atividade da mente. Age como tranquilizador natural, dissipando a raiva e o nervosismo, e criando uma sensação de alegria e paz. É uma essência muito útil para insônia. 
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sachês)

FOLHAS VERDES
Para refrescar: Sensação de conforto refresca e atrai bons fluidos
Essa fragrância é leve e contagiante remetendo a sensação de tranquilidade do campo.
O aroma de Folhas Verdes é ideal para locais em que se pretende manter uma agradável sensação e equilíbrio.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido)

JASMIM
Para revigorar: É um poderoso relaxante e tranquilizante, muito útil nos casos de estresse mental. É revigorante e calmante.
Funciona muito bem onde há apatia, indiferença, alienação. Os efeitos terapêuticos ocorrem tanto no físico como no emocional, sendo de grande valor em problemas psicológicos e psicossomáticos.
É antidepressivo e produz um sentimento de otimismo, confidência e euforia.
É um notável afrodisíaco, aquecendo e relaxando o corpo; atua sobre a respiração aliviando a tosse, dificuldade de respiração, rouquidão, espasmos nervosos no dorso do pescoço e nos brônquios.
A essência de jasmim ajuda a relaxar a mente, equilibrar os estados de espírito e a criar uma atitude positiva. 
O jasmim inspira uma maior valorização da beleza do mundo. Dentro de roupeiros e peças escuras tem efeito anti-mofo.
Equilibra as diferenças do casal, sendo um afrodisíaco que estimula o chakra sexual. Desperta o humor e as energias adormecidas, é antidepressivo, desfaz a inibição, a falta de confiança e solta a imaginação. Relaxa a mente, equilibra emoções, produz sensação de otimismo.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sachês)

LAVANDA / ALFAZEMA / LAVANDA INGLESA
Para relaxar: A Lavanda confere uma ação calmante e neurossedativa à pessoa, sendo muito utilizada na aromaterapia para o tratamento de estresse e insônia.
Como auxílio emocional, encoraja a aceitação de situações dolorosas, dificuldade para conceder perdão a si mesmo e aos outros.
Muito utilizada para o excesso de preocupação, oscilações de humor, instabilidade emocional. Traz sentimento de liberdade interior, remove indecisões e toda espécie de conflitos emocionais, traz racionalidade e serenidade.
Enfim, a lavanda é de muita versatilidade, sendo uma das características mais fortes deste aroma, que pode ser usado em praticamente qualquer ambiente. Quartos cozinhas e banheiros são cômodos que combinam com este aroma.
No quarto, os aromatizadores  em spray podem ser usados para perfumar dentro do guarda-roupa, travesseiros, lençóis. Além de deixar as peças levemente aromatizadas, o aroma de lavanda funciona como um repelente natural de mosquitos.
Os aromatizadores em varetas podem perfumar qualquer ambiente, onde se deseja relaxar.
Na sala dão sensação de bem estar inclusive para as visitas, no banheiro dão um toque elegante ao cômodo e na cozinha proporcionam uma sensação de leveza para fazer do ato de cozinhar um prazer.
Lavanda e alfazema representam o mesmo gênero embora existam pequenas diferenças entre espécies e subespécies. Popularmente chamadas de lavanda, alfazema, nardo e espicanardo ( português), lavender (lavanda inglês), lavande ( francês e italiano), lavandula (espanhol).
No nosso espaço temos as três opções de lavanda, a tradicional, a lavanda inglesa e a alfazema.
O que difere entre elas é somente um pouco das notas finais do aroma.
Sendo que lavanda inglesa traz um perfume de lavanda mais doce para quem gosta de adocicar um pouco a vida, e a alfazema o aroma mais suave das três para quem gosta de suavidade.
As características  e utilizações terapêuticas são as mesmas para todos os tipos.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido, sachês, shower gel/body wash, sanitizador de mãos)  

Capim Limão ou lemongrass:
Para motivar: tem aroma cítrico, herbal, levemente lenhoso. É um óleo amarelo-alaranjado, originário da Índia.
É estimulante e funciona como regulador do sistema nervoso vegetativo, estimulando as funções orgânicas. Excelente descongestionante linfático e estimulante circulatório.
Tônico estomacal e digestivo. Desinfetante, bactericida, parasiticida e antisséptico.
Bom para a concentração e a criatividade. Combate tensões mentais, dores de cabeça e enxaquecas.
É a essência do trabalho e da motivação, traz clareza mental, estimula a criatividade, a memória e a concentração e aumenta a velocidade de raciocínio. Seu aroma é agradável, refrescante e purificador. Age como repelente de insetos.
(Indicada para aromatizadores de ambiente)  

Capim Verde: tem aroma herbal, levemente lenhoso. Bom para a concentração e a criatividade. Combate tensões mentais, dores de cabeça e enxaquecas. Mesmas qualidades do capim limão. Suas notas são um pouco mais fortes mais herbais e menos cítricas que o capim limão, remetendo ao cheiro do campo.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sabonete líquido)  

Verbena: de aroma semelhante ao de um limão doce, porém mais refinado. Tem efeito relaxante, revigorante e revitalizante sobre as emoções. Proporciona criatividade e concentração, indicado para pessoas que trabalham e estudam. É indicado para ambientes esportivos, de escritório e consultórios.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sanitizador de mãos)  

Flor de Macela: O aroma da Flor de Macela tem propriedades para acabar com o desanimo e a fraqueza, e exerce uma influência sutil na mente facilitando o sono para quem tem dificuldade de dormir.  A Flor de Macela possui um aroma natural.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sachês)  

Sândalo: Macio e sensual. Estimula a concentração e os estados meditativos. Aumentando a conexão espiritual.
Reduz o medo e a depressão. Promove força interior. Afrodisíaco.
(Indicada para aromatizadores de ambiente, sanitizador de mãos)